terça-feira, 25 de março de 2014

Os Casais em 2ª União receberam as Indulgências Plenárias


https://www.flickr.com/photos/106979996@N06/sets/72157642894439144/
Casais em 2ª União com o nosso Assessor Espiritual
Pe. Márcio Roberto
Clique na foto para ver mais no álbum

No dia 13 de abril de 2013 os Casais em 2ª União receberam as Indulgências Plenárias no Mosteiro de São Bento, em Garanhuns/PE. Para entender um pouco vamos explicar, de forma simplificada, o que são as Indulgências Plenárias.
Segundo o Manual das Indulgências Plenárias a "Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos." Cf. Aloc. de Paulo VI ao Colégio dos Cardeais e à Cúria, a 23 de dezembro de 1966 (AAS 59 [1967] p. 57). De acordo com o mesmo manual "Qualquer fiel pode lucrar indulgências parciais ou plenárias para si mesmo ou aplicá-las aos defuntos como sufrágio." Cf. Conc. Vat. II, const. dogm. sobre a Igreja,Lumen Gentium 34. Vale ressaltar que "O fiel cristão que usa objetos de piedade (crucifixo ou cruz, rosário, escapulário, medalha) devidamente abençoados por qualquer sacerdote ou diácono, ganha indulgência parcial. Se os mesmos objetos forem bentos pelo Sumo Pontífice ou por qualquer Bispo, o fiel ao usá-los com piedade pode alcançar até a indulgência plenária na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, se acrescentar alguma fórmula legítima de profissão de fé." Indulg. Doctr. , norma 17. Uma da concessões para se obter a indulgência é a Comunhão Espiritual, que "feita em qualquer fórmula piedosa, é enriquecida com indulgência parcial.
Comunhão espiritual (Santo Afonso de Ligório)
Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por vós. Mas como não posso receber-vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, ao meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de vós! Ó Jesus, sumo bem e doce amor meu, vulnerai e inflamai o meu coração, a fim de que esteja abrasado em vosso amor para sempre. Amém." Outra concessão é a Adoração ao Santíssimo Sacramento que concede a indulgência parcial, mas "se o fizer por meia hora ao menos, a indulgência será plenária."
Nessa viagem espiritual os Casais em 2ª União paraticiparam da missa no Santuário da Mãe Rainha, onde Pe. Márcio Roberto, nosso assessor espiritual, presidiu a celebração e todos tiveram a oportunidade de adorar o Santíssimo Sacramento. Logo em seguida todos se dirigiram para o Mosteiro de São Bento, local que todos rezaram o Terço da Misáricordia Divina às 15:00h. Foram momentos de muita fé, onde a emoção tomou conta de todos os casais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário